terça-feira, 20 de março de 2007

Nego ou Branco.

Nunca tive depressão. Não sei o que é isso. Mas pessoas muito próximas de mim tiveram, têm...Sei bem avaliar o tamanho da encrenca. E, pior, o tamanho enorme do preconceito em relação a todas essas doenças ditas de cabeça.
Você vira o louco, quase que uma pessoa em que não se pode confiar. Parece que está daquele jeito porque quer, porque não se controla, porque é incompetente para administrar sua vida...
Pensa comigo: se a pessoa tem diabetes, por exemplo todo mundo tem cuidado, compreensão, ajuda a cuidar; nego ou branco não é julgado em praça pública e condenado sem defesa.
Parece incrível que com toda a overdose de informação que temos hoje em dia, com toda a suposta evolução do conhecimento, a gente - nesse departamento - ainda se comporte como uns bárbaros ignorantes. ( Se fosse só nesse departamento, ótimo né? Enfim...)
Sei que, além de achar tudo isso um absurdo, penso que uma certa dose de loucura é fundamental na vida. Claro que não estou falando de sofrimento, de doença, de dor, mas sei que você me entende...
De perto ninguém é normal e ponto. Um pouco de loucura, uma loucura bem dosada, balanceada, é básico para sobrevivência nessa nossa selva do dia-a-dia; é fundamental para a gente conseguir desligar, viajar, entrar em outra. E para segurar a onda...Só com loucura, amigo! Para poder rir sem culpa, para poder valorizar o que nos acontece de bom. Até porque, indo por outro caminho, lucidez e loucura estão ali, né? Grudadinhas, uma na outra!
O que eu quero dizer? Já disse: Abaixo qualquer tipo de preconceito. E viva a loucura nossa de cada dia, que nos salva. Você é normal? Então já não confio em ti!

10 comentários:

Mafê Probst disse...

Eu não sou nada normal. Até postei algo falando à respeito.
Utimamente eu ando meio autista, meio louca...
Acho que normal, ninguém é.
Todo mundo tem uma loucura na cabeça.

Beijo

mesclado disse...

eu já tive depessão. eu sei como é.

mesclado disse...

mas eu sempre gostei da imagem de louco. Sempre admirei os loucos, acho que todos os meus heróis são loucos.

Ploctus disse...

ah cara, eu sumi um pouco sim, to num corre aqui q só deus sabe msm huauhahuauh

agora ao post

o louco só é louco para o certo,
pq para o louco o certo é q é louco...

entendeu??

se não, é mais ou menos assim, de louco td mundo tem um pouco, ah agora entendeu huahuahua

Anônimo disse...

Amei o post. Há muito preconceito mesmo.

Anônimo disse...

É isso aí!!! Já estive nesse buraco chamado depressão por duas vezes e realmente é uma barra... As pessoas pensam que é frescura e vc pode controlar... não é fraqueza, é doença... é claro que tudo depende da força de vontade da pessoa... mas compreensão é sempre mto importante!!!

Abraçaum!!! E estou satisfeitíssimo com minhas compras, mais uma vez!!! :-)

Gláucio D'Almeida Lira disse...

É, o ser humano é incrível.
Tem tudo nas mãos para ser a espécie mais digna, soberana.

Mas uns e outros insistem em ser menores, hipócritas!

Anônimo disse...

Olá Cícero,

Maravilhoso o seu Blog e as suas idéias.
Sobre depressão, nossa, nem gosto de resgatar esse assunto, mas já tive durante um período da adolescência. Minha vida ficou preta e branca e sem fotografias. Falo em fotografias, pois acho um item fundamental na vida das pessoas e hoje em dia eu amo fotografar e ser fotografada. Que bom! Eu resolvi minha depressão, que foi pura influência de uma “amizade” negativa. Atualmente me sinto bem melhor, resgatei minha essência. Amigos dizem que me consideram comunicativa, fácil de fazer amizade, criativa e que leva esperança aos outros (esse comentário me surpreendeu). Claro que às vezes fico triste, pois minha sensibilidade é meio a flor da pele, mas nada de deprê. Enfim, você falou bem sobre o assunto e demonstrou que não tem preconceito quanto a isso.

Visitarei aqui mais vezes. Inclusive, quero incluir o seu Blog na minha lista de favoritos. Tudo bem? E adoraria que você me fizesse uma visita.

Beijos

Descharth disse...

Somos deveras loucos por sermos normais,felizes são os loucos que perderam a noção do preconceito e do ridículo... São livres e se libertam quando querem.

Anônimo disse...

Alguns ignorantes dizem ainda que psicólogo é coisa de louco mal sabem eles que são os que mais precisam de um.