sábado, 28 de abril de 2007

Amigos, amigos... Amigos mesmo?

No mundo globalizado, no qual o advento de novas tecnologias surgem a todo momento e se mostram acessíveis a um grande número de pessoas, as relações entre as mesmas também sofreram mudanças significativas.

Criaram-se conceitos de “amizades virtuais”, aquelas que se iniciam por meio de uma tela do PC. Geralmente nos primeiros contatos, surgem alguma ou várias afinidades entre as partes, o que por sua vez possibilita a intenção de manter esse tipo de contato, que possuem uma carga emocional e afetiva muito forte, semelhante à paixão. Passada essa “etapa” inicial, entra a fase em que realmente define e aproxima de uma amizade dita “física, concreta”: a aceitação das diferenças em geral e a convivência (mesmo que virtual). O computador exerce a mesma função das ruas da sua cidade, é extensão do seu local de trabalho, da faculdade, da sua própria casa e consequentemente os temas das conversas se ampliam à medida que aumenta o grau de intimidade com a pessoa.

Amizades reais e verdadeiras independem do meio de comunicação no qual são empregadas para manter contato. O seu computador ou a proximidade geográfica não é fator que irá definir se a sua amizade é sincera, maior, melhor ou superior a outra, mas sim você e seus sentimentos com relação à outra pessoa. E amizades são únicas, cada um estabelece seus pesos e suas medidas. Existem amigos só pra baladas, amigos de pelada, amigos com mesmos gostos musicais... O importante é aproveitar ao máximo cada ensinamento, cada momento que a gente passa com eles e também ceder algo em troca, interagir e demonstrar o quanto você considera essa pessoa especial. Nunca devemos fechar os olhos diante dos problemas de algum amigo, devemos aprender a ouvi-los e a falar também quando necessário, aprender a respeitar os seus momentos de solidão, a sua privacidade, enfim, ser amigo tem regras em um manual para que possamos consultar sempre que necessário, esse manual chamamos de coração. Ao relacionar com um amigo, use sempre o seu coração, mesclado com seus pensamentos mais nobres e bons sentimentos.

Como disse Diderot: “Todos querem ter amigos, mas ninguém quer ser.”

6 comentários:

Unknown disse...

Bem...

A palavra amizade é muito complexa.
Uma amizade para ser verdadeira tem que haver cumplicidade e acima de tudo amor pelo proximo. Em todos os momentos, seja na alegria e principalmente na tristeza...nesse momento que vemos quem realmente sao nossos amigos.

Eu, particulaemente, tenho alguns amigos virtuais que confio plenamente meus segredos, que ao abrir o msn chego e desabafo, e vice-versa. Creio que essas sim sao verdadeiras, apesar de vivemos em locais tao distantes, exemplos:
tenho amigos virtuais, no sul do país, no norte, aqui mesmo em Brasília e até mesmo na China, né David???

Guilherme Gomes Ferreira disse...

Concordo, e posso te disser que tenho alguns amigos virtuais muito importantes pra mim... e como vc disse, não existe um padrão de amizade, tem amigo que serve de confidente, outro que serve só pra uma balada, ou pra fazer um trabalho de colegio, etc etc etc

existem amigos e amigos...e os meus eu posso contar na minha mão, pois são poucos, mas grandes amigos

vlw!

coisasqueeuvivendo disse...

olha...
tenho vários e bons amigos que conheci através de uma tela de computador. com certeza muito maior é o numero dos que ficaram perdidos entre bits e buts.
numa amizade o importante é o vultivo cotidiano, a presença, o companheirismo, a construçao conjunta.
Nao importa se o inicio foi virtual, importa que o continuar seja efetivo e presente.

Mafê Probst disse...

Eu assino embaixo.

Anônimo disse...

Conheci meus dois melhores amigos (Ezio e Maria Silvia) através de um grupo de discussão, em 1987. De lá para cá nunca mais deixamos de nos ver e falar.
Posso afirmar sem qualquer sombra de dúvida que, depois de meus filhos, esses meus dois amigos são o que tenho de mais precioso e importante na vida.

Julio disse...

Hey! Atualiza mais isso nao?

Abracao, cara! Bem legal o texto!